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Fotos © Groupe Renault Alpine Vision
Jean Rédélé afirmou ter escolhido o nome Alpine para a sua empresa, porque para ele representava o prazer de conduzir em estradas de montanha, pois segundo ele a melhor experiência que teve foi conduzir o seu 4CV de 5 velocidades pelas estradas dos Alpes, e para ele era essencial que os seus clientes pudessem desfrutar da mesma experiência com os carros que se propunha construir. A Renault está apostada em fazer renascer a marca Alpine, com o objectivo de conquistar clientes no segmento dos carros desportivos Premium, considerando ser um passo lógico na estratégia global da marca francesa. Fundada em 1955, a Alpine começou por construir carros com características desportivas que tinham como base mecânica e tecnologia modelos da Renault, e embora desde 1995 que nenhum modelo Alpine tenha saído das suas linhas de produção, a marca continua a ser sinónimo de competição, performance, sonho e paixão para entusiastas de todo o mundo. O nome Alpine tornou-se lendário no rally do Monte Carlo de 1971, ao colocar 3 Alpine A110 nos 3 lugares do pódio, e vencendo de novo em 1973. É precisamente este mítico modelo da Alpine, o A110, que serve de inspiração ao modelo com que a Renault quer fazer renascer a Alpine e que foi já apresentado sob a forma de showcar sob o nome de Alpine Vision, que em 80% será já igual ao modelo definitivo. Mal se olha para o Alpine Vision pela primeira vez, notam-se logo que se trata de uma nova interpretação ou um remake do A110 dos anos 1960, tais são as semelhanças entre os dois modelos, sendo bem visíveis numa foto divulgada pela marca em que os dois modelos aparecem lado a lado. esta formula de recuperar antigos modelos míticos, criando versões actuais tem tido bastante sucesso com outros construtores como foi o caso do Fiat 500, VW Beetle e certamente com o Fiat 124 Spider que chegará ao mercado em breve. Em termos mecânicos ainda pouco foi adiantado, sabendo-se apenas que se trata de um carro com motor central traseiro de 4 cilindros com turbo e tracção traseira. A potência deverá rondar os 250 cv para um peso na casa dos 1.100 kg e com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h anunciada abaixo dos 4,5 segundos. O Nove Alpine terá apenas 2 lugares e deverá competir com modelos como o Porsche Boxster, Alfa Romeo C4 e será fabricado na fabrica da Alpine em Dieppe, onde nos últimos 60 anos se tem produzido os carros Alpine assim como alguns modelos desportivos Renault de competição e de produção, e que está a ser remodelada por forma a poder produzir um carro com elevados padrões de qualidade. 2017 seerá a data prevista para a chegada do modelo final aos mercados, faltando ainda saber qual será a designação final para este belo automóvel, que já está a despertar paixões.
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