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Fotos: © Piaggio & C. spa Aprilia RSV4 RR A Aprilia RSV4 RR representa a evolução mais importante e profunda já realizada neste modelo, que envolveu até o design, resultando numa combinação perfeita de forma e funcionalidade. O seu cuidadoso design levou à criação da moto desportiva mais compacta do mercado, com elementos técnicos que contribuem para o seu carácter desportivo, como é o caso do seu sofisticado quadro em alumínio de dupla trave. A parte frontal foi completamente redesenhada e oferece agora uma maior protecção, garantindo maior conforto em estrada, uma vez que diminui a pressão sobre o corpo e o capacete. Também o grupo óptico dianteiro, sofreu alterações e é agora composto por 3 elementos de formas mais modernas e com luz LED. Os retrovisores integram indicadores de mudança de direcção em LED, são mais aerodinâmicos e oferecem melhor visibilidade. Pela quantidade de alterações efectuadas na unidade motriz, quase que se pode considerar que se trata de um motor completamente novo, que está agora 1,5 kg mais leve e que oferece mais 16 cv. Tal como uma verdadeira moto de competição, RSV4 RR, permite efectuar uma série de regulações, sendo as mais importantes a possibilidade de regular a posição do motor no quadro, o ângulo do canhão da direcção, a articulação do braço oscilante e a altura do trem traseiro, para além da regulação da totalidade dos elementos que compõem as suspensões. A Aprilia melhorou ainda o seu já excepcional pacote de controlos dinâmicos APRC (Aprilia Preformance Ride Control) que de série na RSV4 RR inclui o ATC (Aprilia Traction Control) com 8 níveis de regulação da tracção controlado por intermédio de um joystick no guiador, o AWC (Aprilia Wheelie Control) que controla o levantamento da roda dianteira, possibilitando 3 níveis de regulação, o ALC (Aprilia Launch Control) sistema de auxilio ao arranque com 3 níveis de regulação e o AQS (Aprilia Quick Shift) a caixa de velocidades electrónica que permite passagens de caixa rápidas sem necessidade de largar o acelerador ou de usar a embraiagem. Para além do APRC, a RSV4 RR conta ainda com o sistema "Race ABS" desenvolvido pela Aprilia em colaboração com a Bosch por forma a garantir uma maior segurança em estrada assim com uma óptima performance em pista. Este sistema possui 3 níveis de regulação e pode ser desactivado. O sistema "Race ABS" serve de complemento ao sistema de travagem, que à frente é composto por duplo disco flutuante de 320 mm com pinça Brembo de 4 êmbolos e disco de 220 mm com pinça Brembo de 2 êmbolos na roda traseira. Na frente a suspensão utiliza uma forquilha invertida Ohlins de 43 mm e curso de 120 mm, enquanto na traseira temos duplo braço oscilante em alumínio, com mono-amortecedor Ohlins com "piggy-back" regulavel em pré-carga, comprimento, extensão e compressão, com sistema progressivo APS e curso de 130 mm. O motor é um 4 cilindros em V a 65º de 999 cc de refrigeração liquida que debita 201 vc às 13.000 rpm, que tem associada uma caixa de 6 velocidades. Para calçar a RSV4 RR a Aprilia optou por pneus 120/70 ZR 17 para a frente, e 200/55 ZR 17 para trás. O deposito tem capacidade para 18,5 litros e o peso total do conjunto é de 180 kg.
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