Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Citroën Citroën C3
A Citroën o seu "Best Seller" C3 que desde o seu lançamento em 2002 já vendeu mais de 3,5 milhões de unidades em todo o mundo. O novo design é distinto, e com bastante personalidade que transmite energia, confiança e uma frescura única, que promete balançar o seu segmento de mercado. Para a marca francesa não há nada como o novo C3 em termos de design, audacidade e carisma, uma vez que rompe com os estereótipos do segmento, optando por um estilo muito pessoal e imediatamente reconhecível. O novo C3 adopta o novo conceito de imagem da marca do "double chevron" com os característicos grupos ópticos dianteiros divididos em duas filas. Na fila superior encontram-se as luzes de dia em LED e os indicadores de mudança de direcção que são contornados por um friso cromado que liga ambos as ópticas superiores formando ao centro o emblema da marca. Um pouco abaixo encontra-se a segunda fila com forma rectangular arredondada que engloba as restantes luzes estando separadas pela grelha do radiador que tem um desenho semelhaste. Na parte inferior do para-choques existe uma protecção que proporciona uma sensação de altura e lhe confere um aspecto de SUV. Nas extremidades inferiores dos pára-choques frontais encontram-se os faróis de nevoeiro que são contornados por inserções coloridas, dando-lhe um toque de uma certa frescura. Na traseira, destacam-se os grupos ópticos, de design com efeito 3D que conferem uma identidade única ao novo C3. Na parte inferior do pára-choques existe uma protecção que lhe dá um aspecto SUV. Lateralmente destacam-se os painéis Airpump (ao estilo do C4 Cactus) que lhe dão um estilo único, ao mesmo tempo que protegem das adversidades do uso diário. Para o interior os designer foram buscar inspiração a áreas fora do mundo automóvel como a arquitectura, mobiliário ou decoração, para definir os volumes e os materiais utilizados, tendo criado um tablier com linhas bastante direitas, e formas suaves e simples, que contribuem para uma sensação de mais espaço. A zona central é dominada pelo enorme ecrã tactil de 7" que parece estar suspenso no tablier. Como não poderia deixar de ser, o novo C3 apresenta tecnologias que o colocam a par dos novos tempos. Como estreia mundial a marca francesa apresenta o "Conected Cam Citroën" que se trata de um sistema composto por uma câmara HD com GPS situada por trás do espelho retrovisor que tem dois propósitos principais. O primeiro é possibilitar a captura de fotos do que o condutor vê (paisagens, pôr do sol, etc...) podendo ser grudados ou partilhados de imediato nas redes sociais, e também fazer pequenos filmes de vídeo, tendo neste caso de a viatura estar imobilizada. O segundo propósito é em caso de acidente o sistema muda automaticamente para o modo gravação, guardando 1:30 minutos ( 30 segundos antes e 1 minuto após ) podendo esta gravação ser de grande utilidade para apurar a responsabilidade do acidente. Para além desta novidade, estão também disponíveis muitos outros sistemas de segurança e ajuda a condução que facilitam a vida ao condutor. Alerta da transposição da faixa de rodagem, alerta da presença de veículos no ângulo morto, câmara de visão traseira e sistema de navegação 3D com reconhecimento de voz, são apenas alguns exemplos. Em termos de motorizações a escolha recaiu sobre motores de ultima geração, altamente eficientes e económicos, com 3 opções a gasolina e 2 a diesel. As versões a gasolina são equipadas pela unidade de 3 cilindros de 1,2 litros com 3 níveis de potência 68, 82 e 110 cv. As versões diesel contam com as unidades 1,6 Blue HDI com 75 ou 100 cv.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt