Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Volkswagen Volkswagen Tiguan
A nova geração Tiguan não é apenas uma renovação ou uma evolução da anterior, trata-se sim de um modelo completamente novo que tem como objectivo melhorar as vendas do SUV da Volkswagen, num segmento que é dos que mais tem crescido em vendas. O novo Tiguan é o primeiro de uma série de novos SUV's a lançar pelo construtor alemão nos próximos tempos, que pretende até ao final da década, poder ter um SUV em cada segmento relevante. O conceito que serviu de base ao design do novo Tiguan, foi "Less is More" (Menos é Mais). com um designe bastante elegante e um perfil que é inconfundivelmente de um SUV, o novo Tiguan transmite a sensação de poder, confiança e controlo. Na frente, sobressai particularmente o conjunto formado pela grelha do radiador e pelos grupos ópticos com luzes de projecção em LED (que fazem parte do equipamento de série na versão Highline) que reforça a ideia de uma postura poderosa. No novo design predominam as linhas rectas e isso também é visível na traseira, onde os novos grupos ópticos colocados horizontalmente são também de formas rectilíneas assim como o vidro traseiro. A zona destinada à chapa de matricula que na versão anterior se encontrava integrada no para-choques, surge agora na porta da bagageira. Lateralmente destacam-se as cavas das rodas bastante proeminentes e as embaladeiras, cujo desenho realça o carácter desportivo do modelo. O interior segue a mesma tendência do exterior com as linhas rectas a dominar o design, sendo principalmente visível, nas novas entradas de ar. a consola central esta mais larga e mais orientada para o condutor de onde se podem controlar diversas funções de uma forma bastante intuitiva, e que conta também com um comando rotativo colocado junto da alavanca de mudanças, com o qual é possível seleccionar diversos tipos de piso. Como não poderia deixar de ser num novo modelo, o Tiguan conta os mais recentes sistemas de auxilio à condução disponíveis actualmente, que possibilitam uma condução mais segura e descontraída, no entanto muitos deles fazem parte da lista de opcionais. Destacando apenas alguns, temos o Lane Assist, sistema que evita a transposição introvertida da faixa de rodagem, O Dynamic Light Assist (assistente dinâmico de luzes) é um opcional em que os máximos reagem à iluminação da estrada e dos outros automóveis proporcionando um excelente iluminação da faixa de rodagem e evitando o encadeamento dos outros condutores. Também opcional é o Active Info Display, sistema que substitui o tradicional painel de instrumentos e é composto por um ecrã de alta resolução com 12,3" onde para além do conteúdo clássico do velocímetro e conta-rotações, podem ser apresentadas uma grande variedade de informações e que pode ser customizado. Por exemplo no modo navegação, o velocímetro conta-rotações podem ter um tamanho mais reduzido e deslocam-se para as extremidades inferiores por forma a deixar uma maior área disponível para o mapa. este sistema funciona em perfeita sintonia com o sistema de info-entertenimento colocado na consola central, podendo os dados desta ser apresentados no Active Info Display. Outro opcional é Area View, sistema composto por quatro câmaras que em conjunto formam uma imagem de 360º em redor do veiculo que monitoriza a zona envolvente detectando possíveis obstáculos. O novo Tiguan conta ainda com sistema de abertura fácil da bagageira por intermédio de um sensor colocado por baixo do para-choques e pode ser accionado com o pé, com o 4motion active control e chassis adaptativo, entre muitos outros. Em termos de motores o Tiguan vai ter disponível nas versões a gasolina o motor 1.4 TSI com dois patamares de potência, 125 e 150 cv e o 2.0 TSI com 180 cv. A oferta diesel é composta pelo bloco 2.0 TDI com 3 níveis de potência, 115, 150 e 190 cv. Tanto as versões a gasolina como as versões diesel terão disponíveis transmissões manuais ou automáticas, sendo a a versão manual composta por caixa de 6 velocidades em ambas as versões enquanto que a opção automática é composta por caixa DSG de 6 velocidades para os motores a gasolina e caixa DSG de 7 velocidade para os motores diesel. Como não poderia deixar de ser, o novo Tiguan conta com a tecnologia mais recente disponível no mercado no campo do info-entretainement, desde sistema de navegação, multimédia e conexão a smartphones ao serviço CarNet que engloba diverso serviços. O novo Tiguan, parece reunir argumentos mais que suficientes para entrar na luta, num dos segmentos de mercado que mais tem crescido, e ser bem sucedido.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt