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Fotos: © Adrenal Media / © Audi AG / © Porsche AG / © Toyota / © Ferrari spa / © Aston Martin / © Alpine WEC - 24 Horas de Le Mans

 

Depois de ter vencido a edição de 2015 e se ter sagrado campeã mundial, de ter vencido na presente época em Silverston e ter ficado em segundo em Spa, a Porsche era a grande favorita à partida para as 24 horas de Le Mans, seguida da Audi que venceu em Spa e em Silverstone, acabando por ser desclassificada na prova britânica por questões técnicas. Antes do inicio da corrida uma forte chuva abateu-se sobre o mítico circuito francês obrigando os pilotos a trocar de pneus e obrigando a que, pela primeira vez na história das 24 horas de Le Mans, o inicio da corrida fosse feito atrás do safety car, que esteve em pista durante 52 longos minutos, tendo finalmente entrado nas boxe e podendo os carros acelerar livremente. Após a saída do safety car, a Toyota foi que esteve melhor tendo conseguido colocar os seus dois carros nas duas primeiras posições até ao momento em que os dois carros tiveram de ir a primeira vez à box, ficando a Audi na liderança. Ao final do dia a Audi viu o seu carro numero 7 a ter de ir às boxes com problemas no turbo, que foi necessário substituir, perdendo algum tempo que o afastou da luta pela liderança. Durante a noite foi a Porsche a ter problemas num dos seus carros, com o Porsche número 1 a ter de ir diversas vezes às boxes com problemas no sistema de refrigeração. Com o raiar do dia, a Toyota voltou a colocar os seus dois carros na liderança da corrida, com o Porsche número 2 a ser o o único capaz de dar alguma luta. Entretanto o carro número 6 da parca japonesa teve uma saída de estrada que o obrigou a ir às boxes para repara pequenos danos e limpar a gravilha. A corrida de Le Mans acabou por ter um final absolutamente dramático, quando a seis minutos do final, o Toyota número 5 que liderava a corrida com um avanço confortável sobre o Porsche número 2 que lhe permitiria alcançar a vitoria, começou a perder potência e a baixar o ritmo de andamento. A somar a este problema de potencia o carro da marca nipónica foi ainda vitima de um furo lento a cerca de 3 minutos do final, que caso tivesse de ir à box faria com que perdesse a liderança. a equipe optou por não o fazer tentando cegar mesmo assim ao final da corrida na frente, mas viu o seu carro parar na recta da meta mesmo em frente as boxes. O piloto ainda tentou fazer a reinicialização do sistema para ver se o problema de potencia ficava solucionado, mas vou o Porsche passar por ele enquanto tentava. O carro ainda voltou a andar, mas para andar apenas mais alguns metros e ficar de novo imobilizado. Nas boxes da Toyota o ambiente era de incredibilidade, desilusão e tristeza, enquanto que que na Porsche, era de uma alegria total. O Porsche número 2 conduzido por Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb acabou por vencer a corrida, seguido do Toyota número 6 conduzido por Stéphane Sarrazin, Mike Conway, Kamui Kobayashi que terminou a 3 voltas do vencedor. Na terceira posição terminou o Audi número 8 conduzido por Lucas Di Grassi, Loïc Duval, Oliver Jarvis, tendo o outro Audi conduzido por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluye ficado em quarto. Na categoria LMP2 o vencedor foi o Alpine A460 número 36, conduzido por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi, seguido pelo Oreca 05 com o número 26 conduzido por Roman Rusinov, Will Stevens e René Rast, e com o terceiro lugar do pódio a ser ocupado pelo BR01 número 37, conduzido por Vitaly Petrov, Victor Shaitar e Kirill Laygin. Quanto a Filipe Albuquerque não foi além da 10ª posição na LMP2 tendo terminado a corrida em 15 da geral. João Barbosa terminou na 13ª posição da categoria LMP2. Na LMGTE Pro a Ford foi a grande vencedora com 3 carros nas quatro primeiras posições. O vencedor foi o Ford GT número 68, conduzido por Joey Hand, Dirk Müller e Sébastien Bourdais, na segunda posição ficou o Ferrari 488 GTE número 82 conduzido por Giancarlo Fisichella, Toni Vilander e Matteo Malucelli e no terceiro lugar terminou o Ford GT número 69 conduzido por Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Scott Dixon. Na LMGTE Am a vitória foi para o Ferrari 458 Itália número 62 conduzido por William Sweedler, Townsend Bell e Jeffrey Segal, na segunda posição ficou o Ferrari 458 Itália número 83 de Rui Águas, François Perrodo e Emmanuel Collard. O terceiro posto foi ocupado pelo Porsche 911 RSR número 88 conduzido por Khaled Al Qubaisi, David Heinemeier Hansson e Patrick Long.
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