Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos: © Adrenal Media / © Audi AG / © Porsche AG / © Toyota / © Ferrari spa / © Aston Martin / © Alpine WEC - 6 Horas de Spa-Francochamps A Porsche foi quem esteve melhor na qualificação para as 6 horas de SPA com os seus dois carros a conseguirem realizar os dois melhores tempos. A Toyota ficou com a terceira e quinta posição da grelha enquanto os Audi ficaram com o quarto e sexto lugar. A corrida de SPA foi espectacular, emocionante e cheia de incidentes desde penalizações e problemas técnicos a acidentes espectaculares. A prova foi disputada debaixo de excelentes condições climatéricas com temperaturas a rondar os 25º C, condições perfeitas para todos os espectadores que se deslocaram ao circuito belga. As três principais marcas da categoria principal a LMP1 foram repartindo entre si a liderança da corrida, com cada uma a assumir o comando por longos períodos. A Toyota depois de liderar durante um longo período viu ambos os carros afastados da luta pela vitória, devido a problemas mecânicos. Também a Porsche foi afectada por problemas mecânicos, com o carro #1 a ser afectado por problemas na caixa de velocidades que o deixou fora da luta, enquanto o carro #2, apesar de se debater com problemas no sistema híbrido, conseguiu chegar ao final da corrida na segunda posição. A vitória acabaria por sorrir à Audi, com o carro #8 conduzido por Lucas di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis a ser o primeiro a cortar a meta. O terceiro lugar coube ao carro #13, o Rebellion R-One conduzido por Mathéo Tuscher, Dominik Kraihamer e Alexandre Imperatori. Na LMP2 a vitória foi para o Alpine A460 com o #36, conduzido por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi que chegou a liderança nas voltas finais após ter conseguido ultrapassar o Ligier JS P2 com o #31 tendo o terceiro posto sido conquistado pelo Oreca 05 com o #45, que na parte final da corrida passou o Ligier JS P2 #43 conduzido por Filipe Albuquerque, deixando o pilot português na quarta posição. A categoria GTE Pro foi responsável pelos momentos mais dramáticos, com o Aston Martin Vantage V8 #95, conduzido por Marco Sorensen, a capotar após se ter despistado e embatido nos rails, depois de sofrer um toque do carro #38, o Gibson 015 da categoria LMP2 conduzido por Simon Dolan. Também o Ford GT #66 foi protagonista de um outro momento dramático quando se despistou a alta velocidade embatendo violentamente nos rails espalhando destroços por toda a pista quando era conduzido por Stefan Murke, que teve de receber assistência médica. Também dramático, embora a outro nível, foi o momento em que o Ferrari 488 GTE #51 conduzido por James Calado, teve problemas de motor forçando o piloto a abandonar quando liderava a corrida. O vencedor viria a ser outro Ferrari 488 GTE com o #71 conduzido por Davide Rigon e Sam Bird, ficando o Ford Gt # 67 na segunda posição e o Aston Martin #67 a fechar o pódio. Na categoria GT Am a vitória foi para o Aston Martin Vantage V8 #98, conduzido pelo português Pedro Lamy e pelos colegas de equipe. Na segunda posição ficou outro português, Rui Aguas, ao volante do Ferrari F458 Italia #83, enaquanto na terceira posição ficava o Chevrolet Corvette C7-Z06 #50.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt