Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Audi AG Audi A4
 O segmento médio-alto dos familiares premium, é dominado por três construtores alemães, Audi, BMW e Mercedes-Benz, que nos últimos anos, têm estabelecido os padrões a seguir, lutando entre si pela liderança neste segmento. Depois de BMW e Mercedes, terem renovado as suas propostas, com os novos série 3 e Classe C, chegou a vez da Audi mostrar o Novo A4. O renovado modelo da casa de Ingolstadt, apesar de novo, exteriormente, não difere muito da versão anterior. O novo desenho de família da Audi para a grelha e grupos ópticos com novo desenho, são as diferenças mais visíveis à primeira vista, sendo outra um desenho com arestas mais vincadas e não tão arredondadas como na anterior geração. É no interior onde se nota, a maior diferença, uma vez que foi alvo de uma completa remodelação, seguindo a tendência de "limpeza" no desenho, eliminando tudo o que é botão desnecessário, e concentrando grande parte dos comandos no ecrã táctil com formato tablet colocado no centro do tablier. Outro dos destaque, pese embora seja um item da extensa lista de opções, é o painel de instrumentos, com o Audi Virtual Cockpit, que permite diferentes tipos de configuração. A qualidade dos materiais, como não poderia deixar de ser num veiculo premium, não foi deixada ao acaso sendo de muito boa qualidade. O design interior revela muito bom gosto e requinte. Em termos mecânicos, os engenheiros da Audi, tinham como objectivo principal, obter o melhor compromisso entre conforto e dinâmica. O A4 recorre à plataforma MLB-Evo do grupo Volkswagen, e está maior, medindo agora 4,73 m de comprimento, mas ao mesmo tempo esta mais leve, tendo perdido 120 kg face ao modelo anterior. Como não poderia deixar de ser num veiculo desta classe, o A4 tem disponíveis uma enorme variedade de sistemas de segurança e auxilio à condução, ainda que muitos deles, como é habitual na Audi, façam parte da extensa lista de opcionais possíveis de adquirir e não dos equipamentos standard. O sistema MMI da Audi, foi revisto e conta agora com um ecrã tactil de 8,3" e o botão rotativo situado na consola centra e que também controla o MMI, tem agora a função touchpad, permitindo executar funções como o zoom in ou zoo out, assim como a introdução de caracteres. O Virtual Cockpit, que surge em substituição do painel de instrumentos analógico, é composto por um ecrã LCD de alta resolução de 12,3", que apresenta as informações mais relevantes com uma apresentação gráfica com efeitos sofisticados e de grande detalhe. O Audi Smartphone Interface permite a integração com smartphones iOS e Android. A nivel de sistemas de auxilio à condução e segurança, estão disponíveis as luzes Audi Matrix LED, Assistente de transposição da faixa de rodagem, park assist, assistente de prevenção de colisão com o veiculo da frente, câmara com reconhecimento dos sinais de transito, cruise control adaptativo, head-up display, entre muitos outros. A nova gama A4 conta com os motores 1.4 TFSI de 150 cv, 2.0 TFSI de 190 cv e 2.0 TFSI de 252 cv a gasolina, e com os diesel 2.0 TDI de 150 cv, 2.0 TDI de 190 cv e 3.0 TDI de 272 cv. Em termos de transmissões, serão três as disponíveis, tendo todas elas sido alvo de melhoramento. Assim teremos a caixa manual de 6 velocidades e as automáticas S-Tronic de 7 velocidades (agora também disponível para as versões de tracção dianteira) e Tiptronic de 8 velocidades. Num mercado tão exigente como é o dos automóveis considerados premium, veremos se os novos A4 e A4 Avant conseguem atingir o primeiro lugar do podium de vendas neste segmento.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt