Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Fiat Chrysler Automobiles Fiat 124 Spider
 Reviver um nome lendário aliando o icónico estilo italiano a uma experiência de condução dinâmica, é assim que a Fiat apresenta o novo 124 Spider, que é a recuperação do famoso modelo produzido entre os finais dos anos 60 e o inicio da década de 80 do sec.XX. O novo 124 Spider tem por base a ultima geração do Mazda MX-5 com o qual partilha a plataforma, estando as diferenças no design e nos motores utilizados. sendo mesmo fabricado na mesma fabrica da Mazda em Hiroshima. Embora partilhem a mesma plataforma, o 124 Spider é mais comprido, mais largo e mesmo ligeiramente mais alto que o seu irmão japonês. O 124 Spider de 1966 foi desenhado por Pininfarina, e representava o estilo clássico do design italiano da altura. O modelo actual foi elaborado pelo Fiat Centro Stile em Turim. Em termos de design, assume as formas de um clássico roadster de 2 lugares e tracção traseira, com um longo capo e a posição de condução de condução bastante recuada, posicionada bem perto do eixo traseiro. Todo o design é inspirado no histórico modelo. A grelha superior assume a mesma forma hexagonal como no modelo original. Os faróis, de generosas dimensões, contam com luzes diurnas em LED que lhe conferem um look bastante distinto. Os indicadores de direcção, estão posicionados um pouco mais abaixo e logo acima dos faróis de nevoeiro. O desenho dos guarda lamas das rodas traseiras que descaem ligeiramente em direcção à tampa da bagageira, formando uma espécie de "V" quando visto de trás, e as ópticas traseiras, também elas em LED, e colocadas horizontalmente, transportam-nos para o antigo modelo, uma vez que também nele podemos encontrar estes elementos. À semelhança do que acontece com o remodelado Fiat 500, as ópticas traseiras contam ao centro com uma inserção pintada na mesma cor da carroçaria. A tampa da mala integra um spoiler traseiro para melhorar a performance aerodinâmica, e na parte inferior do pára-choques encontram-se as luzes de nevoeiro e a luz de marcha a trás, assim como duas saidas de escape. Se exteriormente não exista qualquer semelhança entre o modelo italiano e o modelo japonês, no interior acontece precisamente o contrário, pois para além do centro do volante e e da parte superior do painel de instrumentos que são ligeiramente diferentes, tudo o resto é praticamente igual nos dois modelos, desde o ecrã LCD, aos comandos de controlo de temperatura, passando pelos comandos na consola central, ventiladores, puxadores das portas, etc. Os materiais utilizados no interior parecem ser de muito boa qualidade. Mecanicamente o 124 Spider conta com o motor 1.4 MultiAir turbo de 4 cilindros e 140 cv, uma unidade com provas dadas dentro do grupo Fiat, ao qual está associada uma caixa manual de 6 velocidades. embora não seja mencionado, mas avaliando pelas imagens disponibilizadas, poderá vir estar disponível uma versão com caixa automática. Ao contrário do que vem sendo habitual neste tipo de veículos, em que a capota é accionada automaticamente, bastando para tal o simples pressionar de um botão, sendo a capota aberta ou fechada em alguns segundos mesmo em andamento a baixas velocidades sem necessidade de parar. no caso do 124 Spider esta operação tem de ser feita manualmente, a semelhança do que acontece no seu irmão MX-5. trata-se no entanto de um processo bastante simples e rápido sendo possível fazelo sentado no lugar do condutor, tendo como é óbvio de estar parado. Para facilitar a operação, ao accionar as alavancas de abrir ou fechar, os vidros laterais descem ligeiramente, à semelhança do que acontece nos sistemas automáticos, depois basta puxar a capota bastando para tal utilizar apenas uma das mãos. a suspensão é independente, sendo do tipo duplo triângulo à frente, e multilink atrás. No campo das tecnologias de entretenimento, todas as versões vem equipadas de origem com o sistema Radio 3.0, que inclui radio am/fm, leitor de mp3, porta USB, ligação AUX e 6 altifalantes. O bluetooth com ligação mãos livres é opcional. Em opção esta disponível o sistema de info-entretenimento que inclui ecrã táctil de 7", radio am/fm e radio HD, leitor de mp3, 2 portas USB, ligação AUX, 6 altifalantes, controlo multimédia, ligação bluetooth, câmara traseira e sistema de navegação 3D. Este sistema conta ainda com controlo por voz que permite controlar o o telefone, a musicar e o sistema de navegação. Pode ainda optar-se pelo sistema de som premium da Bose, o qual permite uma melhor qualidade de som a bordo mesmo quando se circula de capota aberta e que inclui nove altifalantes, sendo que em cada encosto de cabeça estão instalados 2 altifalantes, e ainda um subwoofer. Relativamente a sistemas de segurança e auxilio à condução estão disponíveis os faróis dianteiros adaptativos, luzes automáticas, sensores de chuva, sensores de estacionamento traseiros, controlo da pressão dos pneus, capô activo (que em caso de atropelamento se eleva ligeiramente); ABS, ESC, controlo de tracção entre outros. Para concluir podemos dizer que estamos presente de um carro bastante interessante, e que parece vir reforçar a ideia de que lançar novos modelos que de algum modo vem recriar modelos do passado, parece resultar, veremos se as vendas do Fiat 124 Spider o irão confirmar.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt