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Fotos © Fiat Chrysler Automobiles Fiat Tipo
A Fiat parece apostada em recuperar nomes de antigos modelos de sucesso para os seus novos modelos. começou com o pequeno 500, uma re-edição do modelo dos anos 50/60, que desde logo teve enorme sucesso em termos de vendas, tendo lista de espera de encomendas ainda antes do seu lançamento e que contribuiu grandemente para a recuperação financeira da Fiat, recentemente lançou o 124 Spider, ele também uma re-edição de outro modelo de sucesso da marca nos anos 60/70. Desta feita a Fiat recuperou o nome de Tipo (modelo lançado em 1988 e com o qual chegou a ganhar o premio de carro do ano em 1989), para assinalar o seu regresso ao segmento dos pequenos familiares. Se o tipo de 1988 tinha o formato de Hatchback, para este regresso ao segmento medio-baixo a Fiat decidiu apostar no formato berlina, sendo que na sua campanha de lançamento a marca de Turim aposta mesmo no slogan "Born To Be a Sedan" ou seja nascido para ser um sedan. Desenhado em Itália pelo centro Stile Fiat e desnvolvido e fabricado na Turquia, com 4,54m de comprimento, 1,79m de largura e 1,49m de altura a marca afirma tratar-se de um carro bem parecido, funcional que combina uma excelente capacidade de carga com dimensões exteriores compactas. Esteticamente à frente o capô vincos longitudinais que se estendem ao tejadilho por forma a dar uma sensação de continuidade. da mesma forma os grupos ópticos dianteiros penetram na grelha do radiador de forma a dar ideia de se tratar de um elemento único e aferir uma personalidade ousada. A grelha por sua vez, é composta por vários pequenos segmentos horizontais, por forma a criar um padrão, onde se destaca o emblema da marca. lateralmente, a linha de cintura faz a ligação entre os grupos ópticos dianteiros e traseiros e destaca-se também a grande dimensão das portas, que proporcionam um acesso fácil aos ocupantes. Na traseira, destaca-se apenas o design dos grupos ópticos, que quando acesos à noite certamente permitiram identificar o modelo italiano. Relativamente aos interiores, a marca italiana, diz terem sido desenhados para ir de encontro das necessidades dos clientes, realçando a funcionalidade dos elementos e um estilo com toque de solidificação. No entanto este conceito não parece reflectido no resultado final, pois nao parece apresentar nem muito estilo nem muita sofisticação, especialmente se comparado com os interiores dos mais recentes lançamentos da marca como o novo 500 ou o 124 Spider que de facto apresentam estilo e sofisticação, ou mesmo comparando com modelos menos recentes da marca como o 500X ou o 500L. Outro dos pontos destacados pela marca, são o espaço e conforto a bordo assim como a capacidade de carga, reivindicando ter os melhores valor da sua classe. A mala tem uma capacidade de 520 litros, que pode ser aumentada com o rebatimento assimétrico dos bancos traseiros. Quanto a motorizações vão estar disponíveis 4 unidades, duas a gasolina, 1.4 Fire de 95cv e 1.6 E.torQ de 110cv, e duas a diesel, 1.3 Multijet de 95cv e 1.6 Multijet de 120cv. A unidade a gasolina 1.3 Fire de 95cv é capaz de atingir uma velocidade máxima de 185 km/h e acelera dos 0-100 km em 11,5 segundos, enquanto a unidade 1.6 E.torQ de 110cv e capaz de atingir os 192 km/h e acelera dos 0-100 km em 112 segundos. no que refere aos motores diesel, o 1.3 Multijet de 95cv atinge os 180 km/h de velocidade máxima com uma aceleração dos 0-100 km em 11,7 segundos com um consumo combinado de 3,7 litros e emissões de CO2 de 98 g/km, enquanto que no 1.6 Multijet a velocidade máxima é de 199 km/h, a aceleração dos 0-100 km faz-se em 9,7 segundos e o consumo combinado é de 4,2 litros com 110 g/km de emissões de CO2. os motores 1.4 a gasolina e 1.3 diesel estão equipados com caixa manual de 5 velocidades, ao passo que os motores 1.6 diesel e gasolina estão equipados com caixa manual de 6 velocidades sendo possível optar pela caixa automática de 6 velocidades na versão a gasolina. Cada vez mais os sistemas de info-entertenimento fazem parte dos automóveis de hoje, e no fiat tipo estes sistemas recebem a designação de "Uconnect" existindo três versões distintas, que variam conforme o nível de equipamento, e tem as seguintes designações: Uconnect Radio, Uconnect 5" e Uconnect 5" Nav. O primeiro é composto ecrã de LCD , Radio com leitor de mp3 e entradas USB e AUX e mãos livres com ligação por bluetooth. O Uconnect 5" possui um ecrã táctil de 5" que permite aceder a um diverso numero de funções, Radio DAB, ligação aos aparelhos multimédia mais comuns por USB ou AUX e bluetooth que permite ligar vários tipos de smartphone e utilizar em modo mãos livres. Por ultimo o Uconnect 5" Nav que está preparado para receber SMS quando ligado a telemóveis com tecnologia "Text To Speach", possui sistema de navegação TomTom 3D para além das funções disponiveis no Uconnect 5". Existem ainda dosi sistemas de som distintos, que variam conforme a versão do Uconnect instalada. Com o Uconnect Radio vem instalado o sistema de 160 watt com 2 altifalantes full-range de 165mm instalados nas portas da frente, e 2 alifalantes full-range de 130mm nas portas de trás. já os Uconnect 5" e Uconnect 5 Nav, em com um sistema de 220 watt com 2 tweeters de 19mm instalados no tablier, 2 mid-woofers de 165mm nas portas da frente e 2 altifalantes full-range de 130mm nas portas traseiras. Relativamente à segurança o novo Tipo vem equipado de série com 6 aibags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), ABS com distribuição electrónica de travagem, ESC (Electronic Estability Control) que integra varias funções como por exemplo o Hill Start Assist (assistente de arranque em subida) que mantém o carro travado por 2 segundos no arranque para evitar o recurso ao travão de mão, ou o controlo de tracção entre outros. faróis de nevoeiro com função cornering e monitor da pressão dos pneus também fazem parte do equipamento de série. De acordo com o nível de equipamento, estão também disponíveis, os sensores de estacionamento, câmara traseira de auxilio à marcha atrás, sensores de luz e de chuva e cruise control. Já em comercialização, veremos se o novo Fiat Tipo, tem argumentos para concorrer com os seus adversários, num segmento bastante disputado.
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