Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Honda Motor Honda CRF1000L Africa Twin
As principais características de uma moto de aventura são um motor forte,, quadro resistente, suspensão de curso longo, posição de condução erecta e guiador largo, pois são elas que garantem a possibilidade de utilização em qualquer tipo de terreno. O segredo do sucesso deste tipo de moto, reside no facto de serem bastante práticas e versáteis, pois são de fácil condução, confortáveis e adaptam-se com facilidade a qualquer tipo de situação, seja nas ruas cheias de transito das cidades, em auto-estrada ou numa sinuosa estrada de montanha. A nova CRF1000L mais conhecida por Africa Twin, herda e espírito de "ir a todo o lado" das suas antecessoras. Com o seu quadro leve e ágil, e o seu motor bi-cilindrico, está pronta para partir à aventura seja na estrada ou fora dela. A nova Africa Twin conta com o motor bi-cilindrico a 4 tempos com 8 valvulas, refrigeração liquida e 94 cv de potencia. e esta disponível com caixa manual de 6 velocidades ou caixa automática DCT, sambem ela de 6 velocidades e com selector de modo de condução. A transmissão final é feita por corrente. O quadro é do tipo berço semi-duplo em aço com sub-quadro traseiro em aço de elevada resistência à tracção. A travagem é assegurada por dois discos flutuantes de 310 mm, com cubo radiante e pinças de 4 êmbolos à frente, enquanto na retaguarda se encontra um disco de 256 mm também flutuante com pinça de 2 êmbolos. A versão DCT conta ainda com sistema de travão de estacionamento por bloqueio da manete e o ABS esta disponível como opção em ambas as versões. Em termos de suspensões, à frente conta com forquilha invertida Showa com bainhas de 45 mm e 230 mm de curso, ao passo que na traseira é composta por amortecedor hidráulico, também ele Showa com ajuste de pré-carga e curso de 220 mm e braço oscilante monobloco em alumínio. As jante são em alumínio, com raios de 21" à frente e 18" atrás com pneus 90/90 R 21 M/C e 150/70 R 18 M/C e ambos com câmara de ar. Quanto ao design da nova Africa Twin, podemos dizer que presta uma justa homenagem ao modelo inicial, com linhas semelhantes mas actuais. Pode dizer-se que o seu desenho é fantástico e imortal, mantendo o duplo farol dianteiro embora com formas diferentes. O esquema de cores disponíveis, transporta-nos também para a versão original, pois embora com um grafismo e tons actuais a combinação das cores é idêntica as das primeiras Africa Twins. O painel de instrumentos, é agora totalmente digital e é composto por dois ecrãs LCD, um superior colocado horizontalmente onde são apresentadas a velocidade, as rotações do motor e nível de incombustível no deposito. Depois logo por baixo mas montado verticalmente um segundo ecrã onde são apresentadas informações como as relógio, temperatura do motor, consumos, entre outros. A ladear os dois ecrãs encontramos diversa luzes avisadoras como indicadores dos piscas, ABS, temperatura, etc... Mantendo-se fiel às suas antecessoras, a nova Honda CRF1000L Africa Twin representa o espirito "true adventur" e conta com as mais recentes tecnologias disponibilizadas pela marca nipónica.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt