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Mercedes-Benz SLC Fotos © Daimler AG
Há 20 anos atrás a Mercedes lançava o SLK, um roadster compacto que viria a ser uma referencia, criando mesmo um novo segmento de mercado devido ao seu tecto rígido com accionamento totalmente automático, o que fez com o pequeno roadster fosse um sucesso, pois permitia desfrutar todo o prazer da condução de capota aberta, sem comprometer todo o conforto nos dias de tempo mais adverso que só uma capota rígida pode garantir. Passados 20 anos a Mercedes procede a mais uma renovação do seu pequeno roadster, e desta feita a remodelação chega mesmo ao nome que passa a designar-se SLC. Esta alteração tem por objectivo a aproximar o modelo da classe C com a qual partilha a maioria da sua tecnologia, e que foi substancialmente melhorada. A gama SLC conta com duas novas versões, comparativamente com as existentes na gama SLK. no Topo de gama surge o desportivo AMG SLC43 e no acesso a gama surge o novo SLC 180, ficando a gama completa com os SLC 200, SLC 300 e o económico diesel SLC 250d. as versões 250d, 300 e AMG 43 vem equipadas de origem com a caixa 9G-TRONIC, estando a mesma disponível como opção para as versões 180 e 200. A herança deixada pelo anterior modelo era impressionante, com fans espalhados por todo o mundo e um volume de vendas na casa das 670.000 unidades, e foi tarefa da equipa de designers tornar este modelo ainda mais apelativo, que para tal trabalharam para dar ao roadster um ar bastante desportivo, o que fica bem visível no seu longo capô em forma de flecha e que termina de uma forma um tanto quanto abrupta na grelha do radiador, que em todas as versões tem a nova forma de diamantes. A nível dinâmico , a função DYNAMIC SELECT permite alterar todas as características do veiculo de um modo instantâneo. Com um simples toque no botão, colocado na consola central, podemos alterar o funcionamento do motor, transmissão, direcção e suspensão e coloca-los ao gosto do condutor, seleccionando um dos cinco modos disponíveis - "Confort", "Sport", "Sport+", "Eco" e "Individual". Em termos de motores, a oferta começa com o SLC 180 equipado com uma unidade de 4 cilindros em linha com 1595 cc e 156 cv às 5300 rpm com um consumo anunciado 5.6 l/100 km e emissões de 127 g/km, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 7.9 segundos e atingindo a velocidade máxima de 226 km/h. As versões 200 e 300 estão equipadas com o bloco de 4 cilindros em linha de 1991 cc debitando 135 e 180 cv respectivamente com aceleraçoes na casa dos 6.9 e 5.8 segundos e velocidade máxima de 237 e 250 km/h respectivamente. Quanto à versão 250d estará equipada com o bloco diesel de 2143 cc de quatro cilindros debitando 204 cv às 3800 rpm com um consumo combinado na casa dos 5.8 l/km, uma aceleração de 6,6 segundos dos 0-100 km e uma velocidade máxima de 245 km/h. para finalizar, o topo de gama SLC 43 AMG conta com o bloco 3.0 V6 bi-turbo de 2996 cc, 367cv, consumos combinados de 7,8l acelerando dos 0-100 km em 4,7 segundos e atingindo a velocidade de 250 cv e suspensão desportiva preparada pela AMG semelhante à que equipava o SLK 55 AMG. No capitulo dos sistemas de segurança e assistência à condução, o SLC tem disponível um vasto leque de equipamentos. Começamos pelo Active Break Assist, que em outros modelos é conhecido por Collision Prevention Assist Plus, é um sistema em que um pequeno radar detecta a presença do veiculo da frente, avisa o condutor através de uma indicação no painel de instrumentos e um sinal sonoro, e caso o condutor não actue o próprio sistema começa autonomamente a efectuar a travagem de modo a reduzir a velocidade. em caso de velocidades não elevadas pode ser o suficiente para evitar a colisão na traseira do veiculo que precede. O Blind Spot Assist (assistente de ponto morto) e o Lane Keeping Assist (Assistente cruzamento do limite da faixa de rodagem) continuam também disponíveis. Para uma oprima visibilidade, seja em auto-estrada ou estradas nacionais, em cruzamentos ou curvas, o Led Intelligent Light System é um opcional que adapta automaticamente as luzes as condições de luminosidade de condução, para além de ser uma tecnologia que tem menor consumo de energia e uma maior duração das luzes, para além de ser uma luz mais agradável para a condução uma vez que se assemelha mais a luz do dia. Em termos de iluminação esta também disponível o Adaptative Highbeam Assist Plus, ou seja assistente de máximos adaptativos, que na pratica permite que o condutor possa circular sempre com os máximos ligados, concentrado-se apenas na condução uma vez que o próprio sistema quando detecta outros veículos com luzes e automaticamente reduz a luz de modo a não perturbar os outros condutores. este sistema só pode ser activado quando se circula em estradas não iluminadas e a velocidades superiores a 30 km/h. O Traffic Sign Assist (assistente de sinais de transito) esta disponível com o COMAND Online. este sistema consegue detectar sinais de limite de velocidade, sentidos proibidos e proibição de ultrapassagem, por exemplo transmitindo essa informação ao condutor, e caso o condutor tente fazer uma manobra que contrarie a informação detectada pelo sistema este avisara o condutor através de um sinal visual e sonoro. Caso o lugar do passageiro esteja desocupado ou seja detectada uma cadeira de transporte de crianças o airbag do lugar do passageiro é desactivado automaticamente, de modo a não ser activado desnecessariamente ou para evitar lesões graves nas crianças. Nas ajudas ao estacionamento, podemos contar com opcionais como a câmara traseira, que é activada assim que se engrena a marcha-atrás mostrando toda a área traseira no ecrã frontal e ainda o Parck Assist Parktronic que inclui Parking Guidance e facilitar grandemente a tarefa de estacionar. Relativamente ao conforto, o elemento principal não poderia deixar de ser o "Vario-Roof" ou seja o tecto rígido que operado electronicamente, permite alterar facilmente entre a condução ao ar livre e o conforto nos dias de mau tempo. este sistema esta ainda mais fácil de operar e pode ser accionado até velocidades de 40 km/h. outra nova função é a do separador da mala automático, o qual desce automaticamente quando é accionada a abertura da capota para que esta possa ser recolhida, e caso a bagageira esteja cheia de forma que impeça a descida do separador, a capota não abrirá e aparecera uma mensagem no painel de instrumentos a indicar que devera fechar o separador. a função "Airscarf" mantém-se disponível, esta função faz com que seja ventilado ar quente ao nível do pesco junto do encosto de cabeça para que se possa circular de capota aberta mesmo em dias mais frios. também continua disponível o "Magic Sky Control" função única do tecto panorâmico do SLC que regula a transparência do tecto panorâmico conforme desejado. apenas com simples toque de botão podemos alterar entre um tecto claro e transparente como se circulássemos de capota recolhida, ou escurece-lo para filtrar a luz do sol nos dias de calor intenso. A bagageira do SLC continua a ser uma das maiores do segmento, com uma capacidade de 335 litros. O info-entretenimento esta cada vez mais presente nos automóveis de hoje, e o SLC não poderia fugir a regra oferecendo uma larga gama de ofertas, tais como: - Ecrã a cores de alta resolução com 7 polegadas. - Disco rígido com mapas topográficos reais para uma navegação rápida e dinâmica e com 3 anos de actualizações grátis. - Acesso a internet - Leitor de DVD - Radio através da Internet - Ligação Bluetooth, com função mãos livres, leitura de mensagens de texto a áudio streaming - "Liguatronic" controlo por voz do sistema de som, telefone, sistema de navegação, procura de música e Apps Mercedes-Benz - 2 portas USB debaixo do descanso central para o braço e ranhura para cartão SD na unidade de comando principal. - Interface para Iphone e Ipod - Importação da lista telefónica do telefone para unidade de comando principal - "Cover Art" exibição das capas dos álbuns no menu de áudio - Mercedes Benz emergency call - Mercedes Me Connect Standard Services No que se refere à renovação estética os menos atentos poderão não notar as diferenças entre o novo SLC e a ultima geração do SLK, uma vez que as alterações são pontuais. Na dianteira destaca-se a nova grelha do radiador que abandona a forma de rede com formas de losango e agora tem aplicações em forma de diamante e que é comum a todas as versões, variando apenas o acabamento ma mesma conforme a versão. Novos para-choques frontais com novas entradas de ar as extremidades dos mesmos conferem um "look" bem mais desportivo. As luzes de dia em LED deixam de estar na parte inferior do para-choques, passando a estar agora incluídos nos novos grupos ópticos, também eles totalmente redesenhados. no conjunto, estas pequenas alterações conferem ao SLC um ar mais dinâmico. Lateralmente praticamente ano há qualquer alteração visível, e na traseira as alterações também são praticamente imperceptíveis. grupos ópticos redesenhados e um novo para choques com saídas de ar nas extremidades, assim como as saidas de escape e um deflector integrado na parte inferior. No interior, as mudanças também são apenas de detalhe e só os olhos mais atentos notaram as diferenças, uma vez que no geral o design do interior é praticamente o mesmo tendo sido apenas sido redesenhados algum dos elementos. O volante é novo, o painel de instrumentos recebe um novo ecrã multifunções de 4,5 polegadas, o ecrã mutimedia viu o seu tamanho aumentado de 5,o para 7 polegadas, o comando da caixa de velocidades 9 G-tronic é também ele completamente novo. Em resumo, o novo SLC tem tudo o que é necessário para dar continuidade aos 20 anos de sucesso do SLK e estará disponível a partir de março.
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