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Fotos © BMW Group Mini Clubman
 A renovação da família Mini iniciada com o coupé, seguida com a introdução versão de 5 portas, continua continua agora com a versão break, denominada Clubman. Segundo a marca britânica, foi realizada uma nova interpretação do conceito "shooting break" adaptando-o às novas exigências do competitivo mercado dos compactos. Assim sendo o novo Mini Clubman cresceu em comprimento, largura e altura, permitindo assim mais espaço para os ocupantes e maior capacidade de carga, que é agora de 360 litros, podendo chegar aos 1250 litros com os bancos rebatidos. O acesso dos passageiros é agora feito por intermédio de 4 portas e o acesso à bagageira mantém-se igual a versão anterior com 2 portas. Em termos de design, à frente o Clubman é em tudo igual às outras versões já renovadas, onde se destaca a nova grelha hexagonal e os grupos ópticos com luz diurna LED em forma de anel. Já na traseira que mantém as duas portas, os grupos ópticos são agora de maior dimensão e estão colocados horizontalmente nas portas em vez de estarem fixas nos pilares. para além disso existem novos elementos ópticos colocados no para-choques onde se encontram reflectores e luzes e piscas que acendem quando as portas se encontram abertas de forma a assinalar a presença do veiculo, já que com a colocação dos grupos ópticos principais nas portas estes deixam de ser visíveis estando as mesmas abertas. O interior foi redesenhado e sofreu algumas alterações, passando o velocímetro a estar agora sob a coluna de direcção juntamente com o conta rotações. O grande circulo central onde anteriormente se encontrava o velocímetro, mantém-se mas é agora composto por um anel de luz em LED e o display do radio ou ecrã multimédia. Os vários botões situados abaixo do dos comandos de climatização, receberam novas funções e integram o botão Start/Stop de cor vermelha colocado mesmo no centro da fila de botões. Na consola central o travão de mão é agora eléctrico e nas versões equipadas com selector de modo de condução, este assume a forma de um anel colocado em torno da base da alavanca de mudanças. Do equipamento standard fazem parte o ar condicionado, radio com entrada USB e AUX-In, kit mãos livres com ligação bluetooth e sensores de chuva. existe depois uma vasta gama de opcionais que permitem elevar os níveis de conforto e funcionalidade: bancos aquecidos ajustáveis electricamente e com memória, ar condicionado automático bi-zona, espelhos exteriores aquecidos e de recolha automática, abertura eléctrica das portas da bagageira por intermédio de sensor, sistema de navegação e pacote de luzes LED composto por luzes de dia dianteiras, luzes de nevoeiro dianteiras, luzes traseiras. Com o Mini Excitement Pack estão disponíveis alguns apontamentos mais virados para o estilo, como é caso da projecção do logo da Mini no chão a partir do espelho do condutor, sempre que este se aproxima do carro e até entrar, e também quando sai ate o trancar, ou a antena em forma de barbatana de tubarão com a luz de alarme integrada. Em termos de sistemas de segurança, podemos contar com controlo de estabilidade e controlo de tracção dinâmicos, controlo electrónico de bloqueio do diferencial e e controlo automático da suspensão nas versão Cooper S. quanto a sistemas de auxilio à condução, estão disponíveis o head-up display, park assist, câmara de marcha atrás, sistema de reconhecimento dos sinais de transito e assistente de máximos. Quanto a motorizações, serão 5 as disponíveis, sendo que três são a gasolina e duas a diesel. O Clubman Cooper S contará com o motor de 4 cilindros e 1998 cc que debita 192 cv, acelera dos 0 aos 100 em 7,2 segundos atingindo a velocidade de 228 km/h, tem um consumo combinado de 6,2 l e 144 g/km de emissões de CO2. O Clubman Cooper utiliza o motor de 1499 cc e 3 cilindros com 136 cv, que acelera dos 0 aos 100 em 9,1 segundos e atinge os 205 km/h de velocidade máxima, com um consumo de 5,1 l e emissão de 118 g/km de CO2. Por fim, o Clubman One equipado com o motor de 3 cilindros com 1499 cc, de 102 cv, 185 km/h de velocidade máxima, 0-100 em 11,1 segundos consumo de 5,1 l e 119 g/km de emissões de CO2, é o mini de entrada na gama a gasolina. A versão diesel Clubman Cooper D recorre ao novo motor de 4 cilindros de 1955 cc com tecnologia TwinPower da BMW que oferece 150 cv de potencia, acelera dos 0 aos 100 em 8,6 segundos e chega aos 212 km/h. O consumo combinado é de 4,1 l para emissões de CO2 de 109 g/km. A oferta diesel inicia-se com o Clubman One D cujo motor é o 3 cilindros de 1492 cc, 116 cv, que atinge os 192 km/h e acelera dos 0 aos 100 em 10,4 segundos, sendo o consumo combinado de 3,4 l emitindo 99 g/km de CO2. O novo Mini Clubman é o maior mini já construído, estando as suas dimensões em termos de espaço disponível para os ocupantes ao nível de um VW Golf ou Ford Focus, por exemplo. Em resumo a nova geração ganha em espaço e conforto face ao modelo anterior mas perdendo no entanto alguma da originalidade que a caracterizava.
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