Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © GM Company Opel Astra
 A nova gama Opel Astra surge com um design completamente novo, tendo sido a partir do zero. O resultado foi um automóvel com linhas elegantes e aspecto atlético. Em termos de tamanho, o novo Astra, está agora mais pequeno que o seu antecessor, pois viu o seu comprimento encurtado 50 mm, a largura diminui 5 mm e a altura 25 mm. Apesar disso o espaço disponível para os ocupantes aumentou, os ocupantes do banco traseiro dispões agora de mais 35 mm de espaço para as pernas e o condutor de 22 mm adicionais em altura. Apesar da redução do tamanho, quando olhamos para o novo Astra, temos precisamente a sensação oposta. Tal facto deve-se ao novo design que transmite a ideia de ser mais baixo, mais longo e mais largo. A forma como as linhas do capô confluem em direcção à grelha, e o modo como esta por sua vez flui para os grupos ópticos, contribuem para esta sensação. O apontamento mais significante do design, talvez seja a forma como no pilar C o tecto parecer estar a flutuar dando ao mesmo tempo a sensação de ser mais longo. Na traseira destaca-se sobretudo a diferença no design dos grupos ópticos entre a versão de 5 portas e a Sports Tourer que na anterior versão eram bastante semelhantes. Também o interior foi completamente redesenhado e segue as tendências minimalistas, tendo perdido a enorme quantidade de botões existente na zona central do tablier, ficando agora com um ar menos pesado e bastante mais elegante. Todos os futuros modelos da Opel, vão aderir ao principio da democratização das tecnologias e inovações, até aqui reservadas aos segmentos superiores, tornando-as assim mais acessíveis. Por exemplo, o novo Astra, será o primeiro modelo da Opel a ter disponível desde o seu lançamento o sistema Opel OnStar, que é um serviço de assistência pessoal disponível 365 dias, uma espécie de anjo da guarda disponível ao toque de um botão. No caso de algum dos airbags, dispara, o serviço OnStar é automaticamente alertado, contactando de imediato os serviços de emergência. Além disso o serviço OnStar transforma o Astra num hot-spot wi-fi 4G sobre rodas, com a possibilidade de ligar até 7 aparelhos em simultâneo, desde smartphones a tablets. O sistema de entretenimento Intelilink, terá disponível os sistemas Aple Carplay e Android Auto para integração com smartphones. O novo Astra vem equipado com o novo sistema InteliLux LED Matrix que adapta constantemente a intensidades, comprimento e distribuição da luminosidade de acordo com as condições do transito. Por intermédio de uma câmara que detecta os sinais luminoso emitidos por veículos que circulam a frente ou em sentido contrário, diminuindo e desviando a intensidade de luz que incide sobre os mesmos de modo a não provocar encandeamento. Câmara com reconhecimento dos sinais de transito, assistente de transposição da faixa de rodagem, alerta de colisão com o veiculo da frente, assistente de travagem de emergência autónomo, alerta para a presença de veículos no ângulo morto, assistente ao estacionamento e câmara traseira, são alguns dos sistemas de segurança e auxilio à condução disponíveis na nova geração Astra. Uma vasta oferta de novos motores a gasolina e a diesel farão parte do portfólio da nova gama Astra. esta oferta inicia-se com o 1.0 Ecotec Turbo de 3 cilindros e 105 cv cujo consumo combinado se situa nos 4,2 l emitindo 96 g/km de CO2. depois haverá o novo 1.4 de 100 cv seguido pelo 1.4 Turbo de injecção directa com dois níveis de potência, 125 cv e 150 cv. No patamar mais elevado encontramos o 1.6 Ecotec Turbo de injecção directa com 200 cv, que atinge os 235 km/h e vais dos 0 aos 100 em 7,5 segundos. A oferta diesel será composta pela unidade 1.6 CDTI com quatro níveis de potência, 95 cv, 110 cv, 136 cv e 160 cv. Estarão disponíveis 4 tipos de caixa de velocidade, que variam conforme a unidade motriz, sendo que duas são manuais de 5 e 6 velocidades e depois haverá uma automática de 6 velocidades e por fim a nova Easytronic de 5 velocidades. O novo Astra chega para disputar a liderança do seu segmento e parece reunir bons argumentos para animar a luta pelo topo.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt