Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © GM Company Opel GT Concept Segundo a Opel, será assim que os automóveis desportivos serão no futuro, referindo-se ao seu novo GT Concept. Inspirado no Opel GT dos anos 1970 e no Monza Concept, o novo GT Concept adopta um conceito purista, reduzindo ao mínimo o que não é necessário. O Opel Experimental GT apresentado no salão de Genebra de 1965, um ano após a fundação do primeiro estúdio de design de um construtor europeu. A Reacção do publico foi de tal forma positiva, que passados três anos já se encontrava à venda nos concessionários. O seu design de formas estreitas, com proporções perfeitas, sem decorações desnecessárias e os seus faróis escamoteáveis foram as principais razões do seu sucesso imediato. O Novo GT Concept mostra mais uma vez o espírito pioneiro da Opel. Um carro com uma condução dinâmica, que é simbolizada pela linha vermelha que percorre horizontalmente a carroçaria, definindo as suas proporções. À frente, os pneus vermelhos, montados em jantes cujo design é idêntico as rodas dos patins, inspiram-se na moto Opel Motoclub 500 de 1920 que possuía os dois pneus na cor vermelha. O longo capô, ausência de porta da bagageira, duplo escape central e claro nome são as coisas que nos remetem para o GT original, aparte disso o novo GT Concept é muito independente e sem sinais de um design retro. Uma das características inovadoras do Opel GT Concept, são as suas enormes portas com as janelas integradas, cuja transição entre a superfície vidrada e a superfície pintada é feita de uma forma muito suave, quase imperceptível. A abertura das portas, uma vez que não existem puxadores, é feita electricamente pelo toque de um touchpad que está integrado na lista vermelha que percorre o tejadilho. Devido à sua dimensão as portas mergulham consideravelmente no arco das rodas dianteiras quando abrem, permitindo assim um bom ângulo de abertura mesmo em espaços de estacionamento mais apertados. Duas câmaras montadas por trás dos arcos das rodas, transmitem as imagens para dois monitores montados no interior do carro, um de cada lado, acabando assim com os espelhos retrovisores e com os ângulos mortos de visão. O pára-brisas estende-se até ao tejadilho, possibilitando aos seus ocupantes uma sensação idêntica à de um modelo "targa". Em termos mecânicos, o GT Concept, conta com o motor de 3 cilindros com 1.0 litros e turbo-compressor, capaz de debitar 145 cv, montado à frente em posição central, o que faz com que o seu centro de gravidade seja bastante baixo e central, ideal para um automóvel de cariz desportivo. A potência do motor turbo alimentado, é transmitida às rodas traseiras por meio de um diferencial mecânico e por via de uma caixa sequencial de 6 velocidades controlada através de patilhas no volante. Com um peso abaixo dos 1.000 kg, o Opel GT Concept acelera dos 0 aso 100 em menos de 8 segundos atingindo a velocidade máxima de 215 km/h.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt