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Fotos © Groupe Renault Renault Megane
Apresentado à imprensa internacional em Portugal, o novo Renault Megane apresenta uma postura dinâmica cuidadosamente afinada e um pacote tecnológico, normalmente associado a veículos do segmento superior. Formas elegantes e robustas, é talvez a melhor forma de descrever o design do novo Megane, onde se nota claramente o novo traço de familia da Renault, destacando-se na frente os grupos ópticos com luzes diurnas LED em forma de "C" e na traseira também os grupos ópticos com iluminação LED com efeito 3D, que estão também elas permanentemente acesas, e que se estão a tornar numa especie de assinatura óptica da marca de Boulogne-Billancourt. Na frente destaca-se ainda o emblema da marca de generosas dimensões montado sob a grelha frontal que nas versões "normais" é composta por lamelas horizontais cromadas e por alvéolos na versão GT. Na traseira, para além dos já mencionados grupos ópticos, destaca-se sobre tudo a versão GT, cujo pára-choques integra um deflector de ar e dupla saída de escape. No interior, completamente redesenhado, qualidade e harmonia parecem ser as palavras de ordem. Aliada à qualidade dos materiais empregues , alguns apontamentos como como a utilização de pormenores em cromado nos ventiladores, consola central e volante. destaca-se sobretudo, que conferem mais estilo ao interior. Destaca-se sobretudo o enorme ecrã táctil que está disponível em duas opções 8,7" colocado na vertical ou 7" colocado na horizontal, com sistema R-Link 2, através do qual é possível controlar e configurar uma diversidade de funções, desde o entretenimento às próprias configurações do automóvel. Tal como num tablet ou smartphone as páginas iniciais podem ser configuradas ao gosto do utilizador, com widgets que permitem chegar rapidamente às funções favoritas. Para além disso o R-Link 2 permite definir e registar até 6 perfis de utilizador diferentes e configurar cada perfil ao gosto de cada utilizador, podendo definir itens como o ar condicionado, ajuste do banco, etc... Para além de ser bastante intuitivo e facil de usar graças aos seus icons de generosas dimensões, também é possível usar o comando de voz para controlar algumas funções como o telefone, a navegação, a música ou mesmo algumas aplicações. No que respeita a sistemas de auxilio à condução, o novo Megane, pode contar com Head-Up Display retráctil, que permite ao condutor focar a sua visão na estrada, pois nele são exibidas informações com a velocidade, a navegação, entre outras. Para além do Head-Up Display temos o cruise control adaptativo, sistema de travagem de emergência activo; aviso de transposição da faixa de rodagem, aviso de distancia de segurança para o veiculo da frente, aviso de limite de velocidade com reconhecimento de sinais de transito, aviso de presença de veículos no ângulo morto, sensores de estacionamento (frontais, traseiros e laterais) câmara de auxilio à marcha atrás e assistente de estacionamento. Em termos mecânicos, a suspensão traseira foi revista, por forma a absorver melhor as irregularidades do piso e a direcção é agora mais precisa e reactiva. de destacar na versão, a presença do sistema 4Control, que dota o Megane com 4 rodas direccionais de modo a oferecer maior estabilidade e precisão especialmente em estradas mais sinuosas. Em termos de motores estarão disponíveis de inicio 3 unidades a gasolina e 4 a diesel. A gasolina poderá optar pelo Energy Tce 100, de 1198 cc e 100 cv, com caixa manual de 6 velocidades, 179 km/h de velocidade máxima, consumo combinado de 5,4 l e 120 j/km de emissões de CO2. depois vem o Energy Tce 130, também com 1198 cc mas com 130 cv, disponível com caixa manual de 6 velocidade ou automática EDC de 7 velocidades e velocidade máxima de 197km/h para a caixa manual e 199km/h para a versão equipada com caixa automática. no que a consumos diz respeito só estão disponíveis os valores para a versão de caixa manual, que são de 5,3 l com 119 g/km de emissões de CO2. Por ultimo o motor Energy Tce 205 que equipará em exclusivo a versão GT a gasolina e que conta com 1618 cc, 205 cv e caixa EDC de 7 velocidades e tem uma velocidade máxima anunciada de 230 km/h e consumos combinados na ordem dos 6 l para 134 g/km de emissões de CO2. Quanto aos diesel, a oferta começa no Energy dCi 90 de 1461 cc, 90 cv, caixa manual de 6 velocidades, 174 km/h de velocidade máxima, consumo combinado de 3,7 l e 95 g/km de emissões CO2. Segue-se o Energy dCi 110, também com 1461 cc mas com 110 cv caixa manual de 6 velocidades ou EDC também de 6 velocidades, velocidade máxima de 187 km/h, consumos de 3,7 l e 95 g/km de emissões de CO2. no patamar seguinte situa-se o Energy dCi 130, com 1598 cc, 130 cv, caixa manual de 6 velocidades, velocidade máxima de 198 km/h, consumo de 4 l e 103 g/km. Por ultimo o motor Energy dCi 165, que equipará a versão do GT a diesel e conta com 1598 cc, 165 cv e caixa automática EDC de 6 velocidade e dupla embraiagem, ainda não estão disponíveis dados de performance e consumos. Produzido em Espanha na fabrica de Palência, o novo Megane parece ter fortes argumentos para combater no segmento dos pequenos familiares.
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