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Fotos © Groupe Renault Renault Talisman
 A Renault renovou a sua oferta para os familiares do segmento médio-superior apresentando um modelo totalmente novo para substituir o Laguna, ao qual deu o nome de Talisman. Um capô longo, traços que lhe conferem um ar bastante musculado, luzes de dia em LED que assumem a forma de um"C" e que se prolongam até ao pára-choques. Uma grelha com lamelas horizontais cromadas que liga as duas ópticas, como se de uma única peça se tratasse, onde o logo da marca de generosas dimensões surge colocado na parte central superior, são algumas das características que definem o design do novo Renault. Na traseira, destacam-se sobretudo os grupos ópticos com luzes de LED de efeito 3D, permanentemente ligadas, e que quase se tocam, sendo interrompido apenas pelo espaço para o emblema também aqui de grandes dimensões. Entre o emblema e o espaço reservado à colocação da chapa de matricula, e colocado centralmente, surge a designação do modelo, com o nome "TALISMAN" também de dimensões avultadas .Lateralmente as cavas das rodas bastante proeminentes e os contornos das janelas cromados, são os principais os principais destaques. No interior, o espaço, conforto e qualidade são os pontos que se notam desde logo, sendo óbvio o esforço efectuado no sentido de aproximar o Talisman, dos chamado segmento "Premium", e isso torna-se bem visível pela qualidade dos materiais empregues, e pela quantidade de funções disponíveis nos vários equipamentos a bordo. Os assentos tem dimensões generosas e permitem até 10 ajustes diferentes (entre eléctricos e manuais) e podem memorizar até 6 posições pré definidas, podendo ainda ser aquecidos, ventilados e com massagem. Todas as versões estarão equipadas com climatização automática bi-zona com sensor de humidade que conta ainda com um filtro de carvão activo que impede os odores e gases nocivos de entrarem no habitáculo. A versão base do Talisman, denominada "Life", vem equipada com um radio com ecrã de 4.2". A partir do segundo nível de equipamento, estará disponível o sistema R-Link 2, o qual contará com um ecrã touchsreen de 7" montado horizontalmente nos níveis "Zen" e "Business", e com um ecrã touchscreen de 8,7" montado verticalmente nos níveis "Intens" e "Initiale Paris". O R-Link 2 funciona da mesma forma que um tablet ou smartphone, permitindo realizar funções de zoom in e zoom out com dois dedos, scrool de páginas, etc... este sistema possui ainda navegação 3D, reconhecimento de voz (que permite controlar o navegador, o telefone e o rádio) e bluetooth. Para além de controlar as habituais funções de multimédia, o R-Link 2 permite também controlar uma panóplia de funcionalidades do próprio carro. Tal como num tablet ou smartphone, é possível configurar os menus de acordo com o gosto pessoal, sendo mesmo possível a criação de até 6 perfis de utilizador diferentes, onde é por exemplo possível definir para cada utilizador, a temperatura ambiente, posição dos bancos, entre outros. À semelhança da nova geração do mono-volume Espace, o Talisman utiliza o novo chassis que combina o sistema 4Control com o controlo electrónico dos amortecedores, sendo tudo comandado pelo sistema Multi-Sense que tem a capacidade de ajustar todas as tecnologias do Talisman, de acordo com as preferências do condutor. Com um simples toque é possível alterar por exemplo entre um modo mais económico, mais calmo ou mais desportivo. Para além de ser responsável pela controlo do sistema do 4Control, Controlo electrónico dos amortecedores, da direcção, do motor e da transmissão, o Multi-sense controla ainda o som do motor, o painel de instrumentos e mesmo a iluminação do habitáculo, que muda de cor conforme o modo de condução seleccionado. o Multi-sense tanto pode ser operado através do ecrã táctil dos sistema R-Link 2 como através do botão rotativo posicionado na consola central. No campo da segurança e auxilio à condução, o Talisman tem disponível a maior parte dos sistemas existentes actualmente, que vão desde o Cruise Controlo Adaptativo e Sistema Activo de Travagem de Emergência, passando pelo alerta de transposição da faixa de rodagem, alerta da distância ao veiculo da frente, alerta da presença de veículos no ângulo morto e capara com reconhecimento dos sinais de transito com alerta para o limite de velocidade, até aos sensores de estacionamento à frente e atrás, Assistente de estacionamento, câmara de marcha atrás, assistente de arranque em subidas e head-up display, entre outros. Relativamente aos motores disponíveis, existirão duas unidades a gasolina de 1618 cc, a TCe150 com 150 cv de potencia e a TCe200 com 200 cv, ambas com caixa automática EDC de 7 velocidades e dupla embraiagem, capazes de atingir as velocidades máximas de 215 e 237 km/h respectivamente. Já nos diesel serão três as unidades existentes. A entrada é feita pelo Energy dCi110 com 1461cc, 110 cv, caixa manual de 6 velocidades, com um consumo combinado de 3,6 litros, 95 g/km de emissões de CO2 e capaz da velocidade máxima de 190 km/h. No patamar seguinte, estará a unidade dCi130 de 1598 cc e 130cv que e estará disponível com caixa manual de 6 velocidades ou EDC de 6 velocidades e é capaz de uma velocidade máxima de 205 km/h e que na versão de caixa manual os consumos serão de 3,9 l com 102 g/km de emissões de CO2, ao passo que a versão com caixa EDC consome 4.2 l e emite 112 g/km de CO2. No topo dos motores diesel estará o dCi160 também com 1598 cc, mas que debita 160 cv e contara com caixa EDC de 6 velocidade e vais dos 0-100 km/h em 9,4 segundos, atingindo a velocidade máxima de 215 km/h e com consumo combinado de 4,4 l com 115g/km de emissões de CO2. Para concluir basta dizer que tanto a berlina como a estate estão muito bem conseguidos em termos de design, e parecem de facto aproximar-se do veículos denominados Premium no que respeita a qualidade e conforto a bordo, mas será necessário aguardar para ver se todos estes argumentos serão suficientes para fazer face à forte concorrência deste segmento que também se esta a reforçar com a remodelação dos seus modelos.
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