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Fotos © Škoda Auto Skoda Superb
 A marca checa parece apostada em fazer jus ao nome que o seu modelo topo de gama ostenta, e parece estar no caminho certo para alcançar tal objectivo. De facto o novo Skoda Superb, alcançou um novo patamar em termos de design, tecnologia e qualidade, levando mesmo a marca a afirmar tratar-se do melhor Skoda de sempre. Grande parte do design do novo Superb, foi beber inspiração ao concept "VisionC" e o resultado foi um automóvel com um desenho elegante de linhas bem vincadas, com proporções bastante equilibradas, que transmitem a sensação de dinâmica e segurança. Na frente, todo o desenho vai no sentido de criar uma sensação óptica de largura, com as linhas vincadas no capô que convergem para o centro do veiculo, fazendo com que o olhar se foque na grelha frontal e no emblema da marca colocado sob a mesma. O Formato da própria grelha e dos faróis contribuem para esta sensação. Tanto a traseira da versão de 4 portas, como da Combi (designação usada pela Skoda para as carrinhas), estão muito bem conseguidos e com um desenho bastante apelativo, em que predominam as linhas rectas e esquinas bem vincadas e onde se destacam os novos grupos ópticos, que agora cresceram horizontalmente e se dividem entre a esquina da carroçaria e a porta da bagageira, com luzes LED que formam o habitual "C" característico dos modelos da marca. No interior, também todo ele redesenhado, sobressai sobretudo, a horizontalidade das linhas, mantendo uma configuração mais clássica, não adoptando a tendência mais recente de design mais limpo e minimalista. O espaço a bordo aumentou consideravelmente, muito graças à utilização da plataforma MQB do grupo Volkswagen. O novo Superb pretende satisfazer os mais elevados níveis de exigência no que respeita ao conforto, e para tal, dotou-o com uma vasta gama de novas soluções. É o primeiro modelo da marca a oferece o controlo dinâmico do chassis que inclui selector do modo de condução. Novo sistema de ar condicionado, disponibilizando pela primeira vez a versão Tri-zona que assegura uma melhor distribuição temperatura e a melhor qualidade do ar a bordo. Agora é também possível optar pelo tecto panorâmico. Para os dias mais frios, estão disponíveis, sistemas de aquecimento auxiliares, bancos aquecidos à frente e atrás, pára-brisa aquecido, jactos de agua aquecida do limpa pára-brisas. Os sensores de luz e de chuva também fazem parte da lista de equipamento. Mantém-se a oferta do chapéu de chuva, que na versão anterior se podia encontrar num local próprio de arrumação nas portas traseiras e que na actual num compartimento situado no interior das duas portas da frente. A porta da bagageira tem agora abertura automática , sendo possível abri-la simplesmente com o movimento do pé por baixo do para-choques. Park assist de ultima geração, câmara traseira e travão de mão eléctrico, são outras das novidades introduzidas com vista ao melhoramento do conforto. Para além da solução encontrada para a colocação dos dois guarda chuvas no interior das portas dianteiras, que se integra no conceito "Simply Clever" que se tornou o slogan da barca, existem mais 28 soluções que se integra no mesmo conceito, sendo que 23 delas fazem a sua primeira aparição no Skoda. A conectividade, como não podia deixar de ser, também foi dos pontos que recebeu especial atenção. Ecrãs tácteis que variam entre as 5" e as 8", sistema Smartlink, que inclui Mirrorlink, Android Auto e Aple CarPlay são alguns dos pontos em destaque. A gama de motores que equipam o novo Superb, é composta por 5 unidades a gasolina e 3 a diesel. A oferta a gasolina inicia-se com 1.4 TSI de 125 cv, com consumos de 5,4 l, emissões CO2 de 122 g/km, aceleração 0-100 em 9,9 segundos e velocidade máxima de 205 km/h disponível com caixa manual de 6 velocidades. Logo a seguir vem o 1.4 TSI de 150 cv, consumo de 4,8 l e 112 g/km de emissões de CO2, graças à tecnologia de desactivação dos cilindros. A aceleração dos 0 aos 100 processa-se em 8,6 segundos, a velocidade máxima é de 220 km/h, e a caixa é a manual de 6 velocidades ou em opção a automática DSG de 7 velocidades mas que só estar disponível para as versões de tracção dianteira. Depois temos o 1.8 TSI de 180 cv, cujo consumo combinado é de 5,8 l para 132 g/km de emissões CO2, aceleração 0-100 em 8,0 segundos e 232 km/h de velocidade de ponta, e disponível com caixa manual de 6 velocidade ou DSG de 7. o patamar seguinte, é ocupado pela unidade 2.0 TSI de 220 cv com consumos de 6,1 l e 142 g/km de emissões CO2, 7,2 segundos para ir dos 0 aos 100 e 243 km/h de velocidade máxima, somente disponível com caixa DSG de 6 velocidades. No topo, encontra-se o 2.0 TSI de 280 cv só disponível com caixa DSG de 6 velocidades e tracção integral. A velocidade máxima é de 250 km/h e a aceleração 0-100 faz-se em 5.8 segundos. A oferta diesel começa pelo 1.6 TDi de 120 cv cujo consumo se situa nos 3,9 l para 103 g/km de emissões CO2 e que tem associada a caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7. segue-se o 2.0 TDI de 150 cv, 4,0 l de consumo combinado e 105 g/km de emissões CO2, disponível com caixa manual de 6 velocidades ou DSG também de 6 velocidades apenas para as versões de tracção dianteira. a gama diesel fica completa com o 2.0 TDI de 190 cv, que consome 4,0 l e emite 165 g/km de CO2, sendo possível optar pela caixa manual de 6 velocidades ou pela DSG também de 6 velocidades. Uma panóplia de sistemas de segurança e ajuda à condução estão disponíveis no novo Superb. Pela primeira vez estará disponível como parte do equipamento de série, o sistema de travagem multi-colisão, que previne que o carro entre em movimentos descontrolados após um primeiro embate, reduzindo por exemplo o risco de invasão da faixa contrária. Assim que é detectado um primeiro impacto, o sistema actua nos travões, mesmo que o condutor não o faça, e acende também as luzes de stop e os 4 piscas de emergência. O condutor pode desactivar o sistema a qualquer momento bastando para tal acelerar ou fazer uma travagem brusca. Este sistema esta integrado no controlo electrónico de estabilidade. Temos depois outros sistemas como o sistema de alerta de colisão com o veiculo da frente, cruise control adaptativo, assistente de transposição da faixa de rodagem, alerta da presença de veiculo no ângulo morto, detector de fadiga do condutor, câmara com reconhecimento dos sinais de transito (que dá sobretudo ênfase aos sinais de limite de velocidade e proibição de ultrapassagem), sistema de ajuda ao arranque nas subidas e monitorização electrónica da pressão dos pneus, são alguns dos exemplos do que neste campo podemos encontrar no novo topo de gama checo. Uma das principais características dos modelos da Skoda sempre foi a oferta de de uma vasta gama de equipamento e qualidade de construção a um preço competitivo, e novo Superb não foge à regra. Aliando estes factores a um modelo com um designe bastante atraente e bem conseguido tanto no sedan como na combi, é bem possível que o novo Skoda Superb venha a ser um sério caso de sucesso no segmento médio-superior.
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