Inicio Carros Motos Noticias Desporto Testes Videos Indice
Fotos © Daimler AG Smart Fortwo Cabrio  3 em 1! Esta é provavelmente a melhor forma de descrever o novo Smart Fortwo Cabrio, pois o pequeno citadino de 2 lugares, tanto pode ser utilizado como um pequeno coupe fechado, pode apenas abrir o seu enorme tecto deslizaste ou transforma-lo num verdadeiro cabrio com a capota totalmente recolhida, podendo assim adaptar-se as diferentes condições atmosféricas ou aos diferentes estado de espírito do seu condutor. O novo Smart Cabrio é logo reconhecido como menbro da nova geração Smart, pois o se designe é em tudo igual à versão fechada, com a excepção do pilar B que é mais estreito no cabrio. São apenas necessários 12 segundos para abrir a capota "Soft Top", abertura que pode ser feita em modo totalmente automático e mesmo quando se circula à velocidade máxima, podendo também ser aberta desde o exterior do veiculo através do comando remoto. Para transformar o pequeno Smart num verdadeiro cabrio, é necessário remover manualmente as barras laterais do tecto, as quais podem depois ser guardadas num pequeno compartimento, próprio para o efeito, situado na porta da bagageira, que oferece ainda espaço adicional de arrumação, onde é possivel armazenar pequenos objectos, como por exemplo, o colete reflector, o triângulo ou o kit de primeiros socorros. A capota tem uma área total de 1.8m2, sendo que é cerca de 4% maior que a do seu antecessor, e é composta por 3 camadas. Uma camada exterior de tecido poliacrilico, uma camada interior feita numa mistura de algodão e poliester e no meio uma camada de borracha. No total a capota tem uma espessura de 20mm e o óculo traseiro é de vidro e aquecido. A resistência torcional da carroçaria foi melhorada em cerca de 15% relativamente à versão anterior, recorrendo a diversos materiais. Comparativamente ao coupe, foi ainda reforçado em locais específicos de modo a oferecer uma maior resistência da carroçaria. Para além de uma ampla utilização de aço na parte inferior, os pilares A, foram também reforçados com a introdução de um tubo em aço no seu interior. Ao nível da segurança dos ocupantes, esta é sobretudo assegurada pela tradicional "Safety Cell" da marca, capaz de absorver grandes quantidades de energia provocada pelos impactos, e de forma a satisfazer os critérios cada vez mais exigentes das normas de segurança dos crashtest, o Smart Cabrio foi também sujeito ao teste "Roof-Drop" (queda sob o tejadilho) da Mercedes, que consiste em deixar cair o veiculo num determinado ângulo, de uma altura de 50 cm sob o tecto atingindo um dos pilares A. como auxiliares à segurança o Smart conta aida com alguns sistemas até aqui reservados a classes superiores, como o ESP de ultima geração com Crosswinds Assist (assistente de ventos laterais) e o Hill Start (assistente de arranque em subida) ambos de série, e como opcionais o alerta de colisão com o veiculo da frente ou o assistente de transposição da faixa de rodagem. Em termos de motores de inicio vão estar disponíveis duas motorizações a gasolina ambas de 3 cilindros e com 71 e 90 cv, e ambos com a opção da caixa manual de 5 velocidades ou automática de dupla embraiagem. Para além dos equipamentos base das 3 versões disponíveis, Passion; Prime e Proxy, existe um vasto leque de opcionais com vista a melhorar a segurança e o conforto. O novo Smart Cabrio promete assim proporcionar o verdadeiro Joie de Vivre aos seus utilizadores.
© 2016 TopMotor geral@topmotor.pt